
À medida que mais e mais processos na indústria da construção mecanizados, as máquinas adquiriram um papel central e provou ser um forte impulsionador de ganhos de produtividade.
Escavadeiras e escavadeiras tornam a movimentação rápida e fácil grandes quantidades de terra; plataformas de perfuração e pile drivers facilitam engenharia subterrânea; transportadores e bombas otimizam trabalho de concretagem; e guindastes móveis levantam e posicionam pesados cargas. Mas enquanto outros setores industriais, como o setor automotivo, indústria, já atingiram o ponto de inflexão no setor 4.0,41 a indústria da construção ainda apresenta níveis geralmente baixos de automação.
Parece que isso mudará, pois avanços tecnológicos – em robótica, por exemplo – abrem novas possibilidades enormes. Novas tecnologias no espaço digital (como veículos aéreos não tripulados, baixo custo sensores, operações remotas e controle autônomo sistemas) poderiam se tornar facilitadores significativos da inovação em equipamentos de construção.
Equipamento semi-autônomo é capaz de realizar tarefas complexas, embora ainda requer considerável controle humano. Autônomo equipamento utiliza sofisticadas ferramentas digitais e novas tecnologias, como drones fora da vista, deixando apenas “Funções de monitoramento” para o trabalhador humano.
O equipamento (semi-) automatizado oferece grande potencial junto dimensões múltiplas – custos de construção reduzidos, graças ao menor tempo de entrega e maior produtividade; superior qualidade, devido à maior precisão e menos mão de obra erros; segurança aprimorada, mantendo os trabalhadores fora de perigo zonas e assim por diante.
As empresas da cadeia de valor podem tomar várias medidas para aumentar o uso da automação quando benéfico:
Alavancar novas tecnologias integrando recursos físicos e sistemas digitais. Fabricantes de equipamentos de construção, está desenvolvendo escavadoras que incorporam vários sistemas digitais.
Drones, Scanners 3D e câmeras estéreo coletam dados do terreno, que é então transmitido aos tratores; esses são equipado com sistemas inteligentes de controle de máquina que lhes permitam realizar seu trabalho autonomamente e, assim, acelerar o trabalho de pré-fundação canteiros de obras, enquanto operadores humanos monitoram processo. No locais de mineração, caminhões de transporte autônomos são já em uso comum.