Nesta segunda-feira (27), o diretor executivo da desenvolvedora Stray Bombay Company e ex-desenvolvedor da Valve, Chet Faliszek, realizou um desabafo sobre a forma de lançamento de jogos em Acesso Antecipado.
Por meio do LinkedIn, ele publicou um longo texto no qual teceu diversas críticas à forma de contagem de usuários usada por algumas bases de dados, bem como afirmou que não pretende usar mais o recurso em suas criações.
Criador da franquia Left 4 Dead, Chet iniciou afirmando que um dos motivos pelos quais não usará mais o Acesso Antecipado é que os números não refletem a realidade e devido a “como os números de jogadores são vistos pela Steam e, consequentemente, pela comunidade”.
Na sequência, Faliszek acusa a Steam, pois, segundo ele, existe um “pequeno grupo de pessoas na Steam que querem imediatamente postar ‘Jogo Morto’ e mostrar uma planilha de estatísticas do SteamDB”.
Segundo ele, isso não ocorre apenas com títulos seus, mas de “qualquer jogo que esteja abaixo do limite para que os números reais sejam contados… e, em vez disso, um número é sintetizado com base em dados ruins e sempre surpreendentemente baixo”.
Na sequência de seu texto, Chet destaca que essa suposta não retratação da realidade acaba por jogar contra desenvolvedores — em especial pequenos — que buscam usar o recurso de Acesso Antecipado em seu favor.
“E a realidade de estarmos crescendo, trazendo mais jogadores todos os dias, é perdida nisso e trabalha contra desenvolvedores menores que estão tentando usar o ecossistema de acesso antecipado conforme foi projetado […]”, relata em outro trecho.
Por fim, o desenvolvedor ressalta que em seus projetos futuros não irá mais fazer uso do recurso: “será beta fechado o tempo todo”.