
Embora a internet seja indissociável do cotidiano de muitas pessoas, a maioria das pessoas desconhece alguns fatos estranhos sobre seu surgimento. Por exemplo, o primeiro e-mail de spam foi enviado em 1978 por um gerente de marketing que queria promover um novo modelo de computador. Além disso, poucas pessoas sabem que registrar um nome de domínio (um programa pago hoje) era gratuito nos primeiros dias da web. Nas linhas a seguir, veja a lista com esses e outros fatos sobre a história da internet que vão te surpreender.
Registrar um domínio era grátis
Um domínio é o endereço de um site na Internet. Por exemplo, o TechTudo é techtudo.com.br. Como essa é a principal identidade online de uma empresa ou marca pessoal, há uma taxa para registrar um nome de domínio, que custa em média 40 reais. Alguns dos nomes mais raros e mais conhecidos valem milhões e são até leiloados.
Pouca gente sabe que o programa só começou a cobrar em 1995. Até então, qualquer pessoa podia registrar um nome de domínio de forma absolutamente gratuita. Até 1999, a consultoria de tecnologia Network Solutions foi a primeira e única provedora a oferecer serviços de registro mediante pagamento de uma taxa.

O primeiro navegador se chamava WorldWideWeb
O primeiro navegador da história conhecido como “World Wide Web” foi criado em 1990 pelo cientista da computação britânico Tim Berners-Lee. No navegador, os usuários podem ler páginas da web e fazer pequenas alterações no estilo de exibição. O navegador tem uma interface simples em escala de cinza que só pode exibir texto. Em suas abas, há opções como: navegar (navegar), pesquisar (localizar), editar (editar) e vincular.
Embora compatível apenas com o sistema operacional NeXTStep, o navegador foi a porta de entrada para as primeiras páginas da web e conteúdo de hipertexto. No entanto, suas limitações o impediram de ser amplamente adotado, e a maioria das pessoas só se lembra do Mosaic e do Netscape como os primeiros navegadores. Mais tarde, a WorldWideWeb foi renomeada para Nexus para evitar confusão com a própria Internet.
Amazon já se chamou Cadabra
A Amazon foi fundada em julho de 1994 pelo engenheiro e ex-CEO Jeff Bezos e foi originalmente registrada como Cadabra.Inc. A ideia é uma referência à palavra mágica “Abracadabra”. No entanto, quando o primeiro advogado de Bezos leu o nome pela primeira vez, ele alertou o empresário que a conexão não parecia tão clara. Além disso, algumas pessoas confundem o nome com a palavra “cadáver”.
Com isso, Bezos passou a buscar no dicionário um novo nome para a loja. Durante a pesquisa, ele se deparou com o nome do maior rio do mundo: “Amazon”, ou Amazonas, em português. Além disso, naquela época, os sites eram apresentados em ordem alfabética. Logo, escolher um nome com a primeira letra do alfabeto também foi uma decisão estratégica.
A primeira mensagem de spam foi enviada no ano de 1978
O primeiro spam foi enviado há 44 anos, em 1978. A mensagem em massa foi disparada por Gary Thuerk, gerente de marketing da ARPANET, para promover um novo modelo de computador. Cerca de 400 clientes potenciais receberam a mensagem. Apesar de ter arrecadado US$ 13 milhões (cerca de R$ 69,7 milhões em conversão direta) em vendas, a empresa também recebeu muitas ligações de pessoas reclamando dos e-mails indesejados.
Na época, a palavra spam ainda não era utilizada. O termo só passou a ser usado em 1993, quando Richard Depew, usuário USENET, meio de comunicação em fóruns, publicou acidentalmente cerca de 200 mensagens duplicadas em um grupo de notícias.
Veja também: Saiba tudo sobre o Redmi K50 Pro