“Investir em games me ensinou o poder da comunidade”, diz Ronaldo Fenômeno

O empresário Ronaldo, sócio majoritário da holding Oddz Network, que, dentre outros negócios, possui verticais de marketing esportivo e games, está lançando um novo projeto: a Beyond Films. A startup especializada em mídia e conteúdo vai reunir trabalhos multiplataformas como filmes, séries, transmissões esportivas e formatos digitais. Um dos projetos em andamento se propõe a ser o documentário definitivo sobre Ronaldo. O longa, com lançamento previsto para o segundo semestre, vai mergulhar na trajetória do craque entre as finais da Copa de 1998 e 2002. A Beyond Films também está captando os bastidores da reconstrução do Cruzeiro.

“O Ronaldo se tornou um criador de conteúdo, daí a importância de ter o próprio canal. Na Ronaldo TV, o público conhece um Fenômeno mais relaxado, mais espontâneo. A interação com o chat rende momentos impagáveis. O canal já deu vários furos de reportagem com relação ao Cruzeiro e outras atividades dele”, diz Marco Antonio Araújo, diretor-executivo da Beyond Films.

Ainda de acordo com Marco, a Beyond não é apenas uma produtora de conteúdo, mas uma startup de mídia e conteúdo, ou seja, cria, produz e distribui a propriedade intelectual. “Claro que em determinados casos, a IP ficará sob posse da plataforma, mas a Beyond também terá conteúdos proprietários que geram maior lucratividade. Em 2023, vamos investir em mais estrutura e tecnologia. Já temos projetos de ficção em fase de captação e vamos investir em direitos de transmissão de eventos esportivos”, ressalta.

Marco complementa reforçando que o mercado audiovisual gira em torno da propriedade intelectual das obras. “Se a produtora desenvolve um projeto e o vende para uma gigante do streaming, a maior parte do lucro ficará com a plataforma. Nesses casos, a produtora ganha uma margem sobre o custo de produção e quem fica com os altos ganhos é a plataforma. A partir do momento que a Beyond retém a propriedade intelectual dos seus produtos, os lucros crescem exponencialmente, uma vez que podemos licenciar a obra para vários territórios.”

Ronaldo comenta como a Beyond vai complementar as outras ofertas de negócios e o que ele vem aprendendo, sobretudo, com o mundo dos games e-sports da qual é próximo há alguns anos, desde que investiu no time CNB, em 2017. Em fevereiro de 2021, ele ampliou os investimentos em games olhando também para as áreas de desenvolvimento e produção.