Saiba o que fazer para preservar o seu álbum da copa

Saiba o que fazer para preservar o seu álbum da copa

O álbum da Copa do Mundo de 2022 é um item de valor emocional e histórico acima de seu “mero” valor material. Em suma, os livros e figurinhas ilustrados não se limitam a pedaços de papel e plástico, e explicam esse sucesso de vendas, que faz parte da história da Copa do Mundo.

Mas muitos colecionadores acabam não cuidando bem de seus álbuns e acabam estragando capas, páginas e até figurinhas. Não é incomum encontrar pessoas com álbuns de fotos do coração do passado, com páginas rasgadas, amassadas ou descoladas.

Aqui separamos alguns dos cuidados necessários para preservar o álbum e até torná-lo ainda mais valioso, não só para agregar à coleção em si, mas também para eventuais vendas futuras.

Saiba o que fazer para preservar o seu álbum da copa 2022
Saiba o que fazer para preservar o seu álbum da copa

Não leve o seu álbum para trocar figurinhas

Um dos maiores erros que os colecionadores podem cometer é levar o álbum para trocar as figurinhas,  seja em uma feira, escola, universidade ou até mesmo no local de trabalho.

Álbuns são colecionáveis, por sua própria natureza mais contemplativos do que “utilitários” por falta de um termo melhor como romance gráfico ou livro de histórias.

Portanto, essas folhas, especialmente depois que as figuras são coladas, não são feitas para manuseio regular. Pegue este álbum em troca, para saber quais figurinhas estão faltando, é um convite para mexer constantemente no álbum, folheá-lo, mesmo com cuidado, e eventualmente danificá-lo.

Além disso, o ato de carregar o álbum, principalmente se for colocado em uma bolsa, pode entortar e enrugar.

Não dobre o álbum e suas folhas

Não adianta levar esse álbum para uma feira sem cuidar dele em casa. Evite dobrar o álbum e seu papel, principalmente depois de colocar os adesivos. Este raciocínio serve para quando o álbum está fechado.

Quando aberta e virada de página, os colecionadores devem procurar as viradas de página pelas bordas, não pelo meio. No caso de um álbum de fotos vazio, essa técnica pode não ser tão prejudicial, mas uma vez que os adesivos são colados, as folhas podem ser dobradas permanentemente porque estão “coladas” pelos adesivos.

Procure colar o máximo de figurinhas, E na ordem das páginas, de uma vez

Como dito acima, manipular muitos álbuns de maneira errada coloca a integridade do álbum em risco. Portanto, tente fazer uma colagem de adesivos ordenada e direta, evitando ao máximo passar por ela desnecessariamente.

4. Não use ligas ou dobre as figurinhas

Estas figuras são resistentes, mas não indestrutíveis. Negociar é a essência dos colecionáveis, mas isso não significa que alguma tecnologia não os danifique.

Os coletores de corrente são principalmente na forma de ligas elásticas. Práticos, baratos e fáceis de usar, podem amassar ou dobrar a estatueta se usados ​​incorretamente. Isso porque, a liga pressiona as figuras e, se você pressionar demais, poderá danificá-las.

A melhor maneira de transportar figurinhas é comprar caixas com “slots” ou espaços nos quais os colecionadores possam distribuir as figurinhas. Outra solução que não descarta o uso de ligas elásticas é colocar uma folha de papel dobrado ou algum material rígido acima da estatueta e outra abaixo.

Assim, a liga exercerá pressão sobre essas superfícies, mas não afetará a estatueta.

Como fazer o controle para trocas de figurinhas?

A Panini disponibiliza uma mesa interativa em seu aplicativo móvel PaniniCollectors para que os colecionadores marquem quais adesivos foram colados e quais sobraram para completar o álbum.

Veja também: Motivos para trocar o Google pelo buscador rival DuckDuckGo