
O WhatsApp GB é um aplicativo alternativo e semelhante ao original. A diferença está nos recursos disponíveis na versão pirata, como a opção de esconder o ‘online’, agendar envio de mensagens, configurar para não mostrar quando estiver gravando um áudio ou digitando, adicionar um PIN para proteger as mensagens e retirar as notificações de áudios escutados.
Na noite da última segunda-feira (21), diversos usuários do aplicativo WhatsApp GB, versão modificada do mensageiro oficial, afirmaram que estão sendo banidos e tendo seus números bloqueados da plataforma.
No geral, quem foi banido fica impossibilitado de usar os serviços do WhatsApp e não podem mais cadastrar o número de telefone afetado, ou seja, precisam adquirir um novo chip se operadora para continuar usando o mensageiro.
Nas redes sociais, usuários reclamaram do bloqueio, enquanto outros comemoraram a notícia, afirmando que o aplicativo desrespeita questões de privacidade. “A desculpa de quem usa whatsapp gb é privacidade, sendo que a própria pessoa usa pra INVADIR a privacidade alheia (???)”, escreveu um usuário.
Nos Termos de Serviço do WhatsApp consta diversas cláusulas — condições que você concordou ao criar sua conta na rede social — que determinam restrições de uso aos apps de terceiros que realizam modificações na plataforma proprietária da empresa podendo causar prejuízos à desenvolvedora.
Ainda que soe como injusto, o banimento de contas que contrariem os termos da plataforma está previsto nas políticas do WhatsApp como consequência aos usuários que “violarem as disposições ou intenções destes Termos ou prejudicar, colocar em risco ou expor juridicamente a nós, nossos usuários ou terceiros.”