
O DuckDuckGo é o mecanismo de pesquisa rival do Google que oferece aos usuários mais privacidade. Criado em 2008, o buscador não armazena o histórico de buscas e possui recursos como exibir versões criptografadas de sites. Com isso, o DuckDuckGo busca manter as informações pessoais dos usuários mais seguras, evitando rastreamento e coleta de dados durante as consultas.
O mecanismo de pesquisa está disponível em navegadores como Chrome, Firefox e Edge e como um aplicativo para telefones Android e iPhone (iOS). Nas linhas a seguir, entenda melhor como o DuckDuckGo funciona e seis razões pelas quais você pode se convencer a mudar do Google para um mecanismo de pesquisa concorrente.
Você não precisa ativar o modo anônimo para navegar com privacidade
Ao contrário do Google, onde você precisa navegar em guias anônimas para obter mais privacidade, o DuckDuckGo protege automaticamente os usuários contra vazamentos de pesquisa. O termo pode ser traduzido como “vazamento de pesquisa”, que é nomeado para compartilhar um termo de consulta com o site que foi clicado na página de resultados. Além dos termos usados nas buscas, esses sites também coletam outros dados, como endereços IP, vinculando palavras-chave às informações pessoais dos usuários.
Ao proteger os usuários de vazamentos de pesquisa, as sobreposições do DuckDuckGo rastreiam e redirecionam os cliques dos usuários da Internet para que os sites não saibam quais termos foram pesquisados. Ele também exibe uma versão criptografada da página nos resultados. Os sites ainda saberão que você os visitou, mas não saberão quais termos você pesquisou para chegar até eles.

Não armazena seu histórico de busca
O DuckDuckGo não armazena o histórico de pesquisa, ou seja, as pesquisas não são salvas. Dessa forma, o usuário não receberá sugestões de consulta e não poderá ver o que pesquisou anteriormente. Devido a essa política de mecanismo de pesquisa, é impossível recuperar as pesquisas que você fez e você não precisa se preocupar com consultas específicas associadas ao seu endereço IP.
O Google, por sua vez, salva todo o histórico de pesquisa, a menos que a exclusão automática esteja ativada ou o usuário faça login em sua conta e exclua a pesquisa. No modo de navegação anônima, o histórico de pesquisa é excluído quando a janela é fechada. Embora mais privado, esse modo também coleta informações como localização e atividade de pesquisa. Além disso, o Google pode divulgar o histórico de pesquisa de um usuário para fins legais, como intimações, ordens judiciais ou mandados de busca.
Exibe poucos anúncios
Comparado ao Google, que normalmente mostra anúncios proeminentes no primeiro resultado de pesquisa, o DuckDuckGo mostra aos usuários muito menos anúncios. Além disso, bloqueia rastreadores online, evitando que os anúncios reapareçam durante a navegação. Na verdade, se um usuário pesquisar um produto no DuckDuckGo, ele não verá anúncios desse produto em outros sites. O Google, por outro lado, não bloqueia rastreadores exibindo anúncios relacionados à pesquisa durante a navegação.
Os sites carregam mais rápido no DuckDuckGo
Os usuários do DuckDuckGo também podem notar uma diferença na velocidade de carregamento da página. Isso ocorre porque os rastreadores on-line de outros mecanismos de pesquisa não apenas coletam informações pessoais para exibir anúncios, mas também adicionam dados extras aos sites que você visita, aumentando seus tempos de carregamento. Por sua vez, o DuckDuckGo bloqueia esses rastreadores, liberando largura de banda e tornando os sites carregados mais rapidamente.
Veja também: Recursos que o Insta copiou de outras redes sociais